Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços

Notícias


2018-03-06 11:41:00

Jornadas Experimentais do Voluntariado - 5.ª edição
No âmbito da Plataforma do Voluntariado - BS3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar organiza anualmente as Jornadas Experimentais do Voluntariado. Esta é já a 5.ª edição!!!

São várias as instituições parceiras visitadas e os voluntários envolvidos! Esta atividade está aberta ao público em geral. Se gostaria(s) de fazer voluntariado inscreva-se/inscreve-te!!!

Esta é a oportunidade!! Pode(s) experimentar ser voluntário/a por um dia, uma manhã ou tarde!

Se quer(es) participar ou para mais informações: Click here





2018-02-26 15:57:00

Formação Bs3 - fevereiro de 2018

Realizou-se no passado dia 23 de fevereiro na Caminhar a primeira sessão de formação de 2018. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.

O tema “O Voluntariado e a Gestão das Emoções" foi dinamizado pela Dra. Patrícia Souza e contou com a presença de 22 participantes! Esta ação foi apoiada pelo CLDS de Ponte de Sor - Construir Pontes.

A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Patrícia um especial muito obrigada pela disponibilidade e partilha!!



2018-02-05 17:13:00

FORMAÇÃO BS3 - FEVEREIRO 2018

Estão já abertas as inscrições em: https://goo.gl/forms/WfzkXXySdEWApt6E2

Na primeira formação deste ano o tema abordado será "O Voluntariado e a gestão das emoções" com a Dra. Patrícia Souza.

Data: 23 de fevereiro de 2018
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B2

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje!




2018-01-05 16:03:00

Boa tarde a todos!!!

 

A pedido da Biblioteca Municipal dePonte de Sor vimos divulgar esta oportunidade de voluntariado!!! Divulguem também pelos vossos contactos!

 

Caso estejam interessados inscrevam-se no seguinte endereço: 

www.voluntariosdaleitura.org e através deficha própria da Biblioteca Municipal.

Para mais informações contactem atravésdo telefone nº. 242 292 070.

 

 

Obrigada

Lisa e Sónia

 

 

Voluntários de Leitura 

 

A Biblioteca Municipal de Ponte de Soratravés do projeto “Voluntários de Leitura” convida todos os interessados a seinscreverem como voluntários.

 

O que é o projeto?

O projeto Voluntários de Leitura, criadoem 2012 pelo CITI (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada,destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariadona área da promoção da leitura.

O projeto conta com a participação daFundação Calouste Gulbenkian, da Rede Aga Khan para o desenvolvimento, doMontepio Geral e do Observatório da Língua Portuguesa e trabalha em articulaçãocom a rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura e a Rede deBibliotecas públicas.

 

A Biblioteca Municipal de Ponte de Soraderiu ao projeto como instituição de acolhimento, pelo que irá continuar adesenvolver atividades de voluntariado  nas quais poderá participar.

 

Qual o papel dos voluntários?

- Promover o prazer de ler entre ascrianças e os jovens;

- Ler em parceria com uma ou duascrianças;

-  Ler em voz alta para um grupo decrianças ou jovens;

- Dramatização de histórias;

- Apoiar a realização de outras atividadesplaneadas pelo CAC

 

Caso deseje ser voluntário, não deixe dese inscrever.

A inscrição deverá ser feita através doseguinte endereço: www.voluntariosdaleitura.org eatravés de ficha própria da Biblioteca Municipal.

Para mais informações contacte-nosatravés do telefone nº. 242 292 070.

 

 

 


2017-12-11 15:37:00

Dia Internacional do Voluntário em Ponte de Sor


O Dia Internacional do Voluntário, dia 5 de dezembro, foi assinalado/celebrado em Ponte de Sor com um dia aberto nas várias instituições parceiras da plataforma Bs3.

A Bs3 é a plataforma do Voluntariado em Ponte de Sor e é gerida pela Caminhar que é a entidade promotora e conta já com mais de 20 instituições parceiras.


Neste dia os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor assim como toda a comunidade foram convidados a assistir ao "voluntariado em ação" que decorreu ao longo de todo o dia em várias instituições. Eis aqui algumas fotos dos vários momentos vividos ontem.

Estiveram connosco mais de 120 alunos da Escola Secundária além de vários elementos da comunidade.


Um agradecimento muito especial aos professores que responderam ao nosso desafio assim como aos voluntários e às instituições que estiveram disponíveis neste dia.


MUITO OBRIGADO a todos os voluntários que em 2017 estiveram connosco!!!




2017-11-13 14:52:00

VENHA CONHECER UM DIA DE VOLUNTARIADO!!!

No âmbito das iniciativas de comemoração do Dia Internacional do Voluntário e, para dar a conhecer o voluntariado dinamizado através do bs3.pt - Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor, estamos a organizar um dia aberto no qual a comunidade poderá assistir in loco ao voluntariado que está a decorrer naquele momento naquela instituição. Terão também oportunidade de interagir com os voluntários e os beneficiários do voluntariado através da partilha de testemunhos e esclarecimento de dúvidas.

Vimos por este meio convidar a comunidade a participar nesta iniciativa. Para o efeito segue em anexo o calendário das ações definidas para esse dia. Deverão entrar em contacto com a Caminhar por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone 242 206 510 (Sónia Abalada) para efetuar a inscrição até dia 22 de novembro.




2017-10-16 15:02:00

Os voluntários BS3 foram ao moinho!

Hoje foi dia de festa para quem tem por hábito servir o seu próximo. Antecipando um pouco o Dia Internacional do Voluntário, a equipa de parceiros que compõe o Banco de Voluntariado local (BS3) organizou uma visita cultural ao recentemente restaurado Moinho de Vento de Foros de Arrão.

A tarde foi muito bem passada, entre a visita ao moinho, o convívio no espaço adjacente, a animação musical pelo grupo de Cantares "Brisa do Tejo", de Rossio ao Sul do Tejo, e o lanche-convívio, com o pão acabadinho de cozer no forno do moinho.

BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, é a plataforma que promove, gere, monitoriza e avalia o voluntariado no concelho de Ponte de Sor e capacita o corpo de voluntários local.

Moinho de vento de Foros de Arrão está localizado na freguesia com o mesmo nome, povoação que se desenvolveu a partir do aforamento, em 1912, da «Herdade de Arrão», num movimento conhecido na historiografia por «colonização espontânea». Foi construído, na década de 1930, para fazer face à inexistência de cursos de água que fornecessem a energia motora para a moagem dos cereais cultivados.
A sua atividade cessou devido à falta de vento causada pela plantação de pinhais nas proximidades. O Moinho, que esteve em ruínas durante décadas, foi recuperado pelo Município de Ponte de Sor e conta com uma equipa de voluntários locais, que fazem a visita guiada ao moinho e confecionam o pão no forno adjacente, mantendo assim vivas as tradições da sua terra.

Se ainda não visitou, não perca! Vale mesmo a pena! Aberto nos 1º e 3º domingos de cada mês. Entrada grátis.






2017-10-13 09:35:00

Formação Bs3 - outubro de 2017


Realizou-se no passado dia 3 de outubro na Caminhar a quinta e última sessão de formação de 2017. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.


O tema “Como trabalhar a Atitude para melhorar o Voluntariado - parte 2" foi dinamizado pela Dra. Patrícia Souza e contou com a presença de 28 participantes! A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Patrícia um especial muito obrigada pela disponibilidade e partilha!!


Estas ações decorreram pelo quarto ano consecutivo. Frequentaram estas sessões 77 participantes durante o ano de 2017! Para o ano há mais! Não perca!!


Para mais informações, visite a nossa página em www.caminhar.org




2017-10-02 17:11:00

BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE PONTE DE SOR


Respondendo ao desafio lançado pela Conferência Vicentina, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou no dia 30 de setembro na campanha solidária realizada no Intermarché de Ponte de Sor.

Contámos com a colaboração dos voluntários Anamaria Herman, Catarina Rosado, Elisabete Oliveira, Inês Possante, José Rosado, Maria Paula Souza, Nathalia Luiz, Paula Nanque e Teresa Borrecho. Obrigada a todos pela vossa disponilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 21 entidades parceiras do concelho.

Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma www.bs3.pt e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada



2017-09-18 09:52:00

Formação Bs3 - 03.10.2017


Inscrições disponíveis em 
https://goo.gl/forms/EvLX4MoSUFZwSjvA2


Faça já a sua inscrição!!! Mesmo que não tenha assistido à parte 1, poderá assistir à parte 2! Não perca esta oportunidade!




2017-09-06 17:28:00

Formação Bs3 - mês de setembro de 2017


Realizou-se no passado dia 5 na Caminhar a quarta sessão de formação de 2017. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.


O tema “Como trabalhar a Atitude para melhorar o Voluntariado - parte 1" foi dinamizado pela Dra. Patrícia Souza e contou com a presença de 31 participantes!

A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Patrícia um especial muito obrigada pela disponibilidade e partilha!!


Em 2016 frequentaram estas sessões 95 participantes. E você, de que está à espera? Venha assistir!!




2017-08-25 09:19:00

Formação Bs3 - 05.09.2017


Inscrições disponíveis em https://goo.gl/forms/7qxtv5ozMQpKtT1h1


Faça já a sua inscrição!!! Em setembro teremos a parte 1 deste tema e em outubro a parte 2! Não perca esta oportunidade :)




2017-07-07 10:06:00

Bom dia a todos!!!

A pedido da APAV vimos divulgar esta oportunidade de voluntariado!!! Divulguem também pelos vossos contactos!

Caso estejam interessados enviem a vossa candidatura para   [email protected], preferencialmente até ao dia 15 de Julho.

Link candidatura:   http://www.apav.pt/voluntariado



Obrigada


Lisa e Sónia


APAV – GABINETE DE APOIO À VÍTIMA DO ALTO ALENTEJO OESTE - VOLUNTARIADO

Ao longo dos 26 anos de existência da APAV, o Voluntariado revelou ser a força motriz da nossa Associação. Atualmente contamos com mais de 250 voluntários/as que desenvolvem, de forma profissional e gratuita, o apoio às vítimas de crime, bem como aos seus familiares e/ou amigos. Desde da sua fundação que a APAV tem não só valorizado a importância do exercício do voluntariado social, como o seu papel fundamental para o desenvolvimento e crescimento da intervenção às vítimas de crime.

O apoio à nossa associação em termos de trabalho voluntário poderá ser feito de quatro formas distintas:

    Técnicos/as de Apoio à Vítima (Voluntário/a): esta modalidade abrange todos/as aqueles/as que atendem (presencialmente ou telefonicamente) a população num dos diversos Serviços da APAV. Para o atendimento presencial temos preferência por Voluntários/as com formação em Psicologia, Direito ou Serviço Social.

Voluntários/as para Suporte Técnico/Operacional: esta modalidade abrange todos/as aqueles/as com ou sem formação académica superior que, em vários âmbitos, que não o atendimento a vítimas, pretendem colaborar com a APAV. São exemplos o apoio a traduções, secretariado, contabilidade, design, etc.


Voluntários/as para a Prevenção e Sensibilização: o/a Voluntário/a para a Prevenção e Sensibilização é todo/a aquele/a que pretende realizar acções de informação e sensibilização na área do crime, em diversos contextos e com diferentes públicos–alvo (por exemplo, acções de sensibilização sobre violência no namoro em contexto escolar).  


Amigos/as Pro Bono: esta modalidade compreende todos/as aqueles/as que colaboram com a APAV sem cumprir um horário presencial nos Serviços da APAV, podendo organizar os seus trabalhos conforme as suas disponibilidades, estando em sua própria casa e/ou local de trabalho. É exemplo o/a Psicólogo/a ou o/a Advogado/a que se disponibiliza para prestar apoio a uma vítima de crime. Os/as Amigos/as Pro Bono poderão ainda prestar auxílio em situações pontuais que não o atendimento a vítimas de crime como, por exemplo, apoio a projectos, produção de um logótipo ou campanha de sensibilização, construção de uma base de dados, etc.    

Com excepção dos/as Amigos/as Pro Bono, todos os/as nossos/as Voluntários/as frequentam uma formação inicial certificada que os habilita a exercer os papéis a que se propõem com a salvaguarda da qualidade dos serviços prestados. Por outro lado, solicita-se que todo/a o/a Voluntário/a (excepto Amigos/as Pro Bono) cumpra com um horário pré-acordado com a APAV de, no mínimo, 4 horas semanais. 

O Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste encontra-se de momento a constituir a sua equipa de voluntários, pelo que as eventuais candidaturas deverão ser enviadas para o email [email protected]t, preferencialmente até ao dia 15 de Julho.

Para mais informações, por favor consulte o site www.apav.pt/voluntariado.

Mantendo-nos ao dispor para qualquer esclarecimentos e cooperação.

Com os melhores cumprimentos,

Inês Lopes




2017-06-27 11:06:00

BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE PONTE DE SOR


Respondendo ao desafio lançado pela Associação Coração Delta, através do projeto Tempo para Dar, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou no dia 24 de junho na campanha solidária realizada no Intermarché de Ponte de Sor.


Contámos com a colaboração dos voluntários Ana Bela Castelo, Ana Patrícia Pinto, Bernardo Correia, Elisabete Oliveira, Ilza Sundermeyer, Joana Lourinho, Maria Possante, Maria Marta Tavares e Tomás Correia. Obrigada a todos pela vossa disponibilidade e dedicação!


O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 20 entidades parceiras do concelho. Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada




2017-06-09 15:42:00

Formação Bs3 - mês de junho de 2017


Realizou-se no passado dia 6 na Caminhar a terceira sessão de formação de 2017. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.


O tema “Voluntariado: dinâmicas e jogos - parte 2" foi dinamizado pela Dra. Carina Veludo.

A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Carina um especial muito obrigada pela disponibilidade e partilha!!

Em 2016 frequentaram estas sessões 95 participantes. E você, de que está à espera? Venha assistir!!




2017-05-23 17:52:00

FORMAÇÃO Bs3 - 06/06/2017

Próxima sessão aberta a toda a comunidade! Mesmo que não tenha participado na parte 1 realizada em fevereiro, poderá participar nesta sessão!!

Inscrições em: https://goo.gl/forms/FGI4Wdyx3cjbMgHH2




2017-04-22 16:50:00

Formação Bs3 - mês de abril de 2017


Realizou-se no dia 20 de abril na Caminhar a segunda sessão de formação de 2017. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.


O tema “Voluntariado: gestão de conflitos" foi dinamizado pela Dra. Patrícia Souza e contou com a presença de 36 participantes!


A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Patrícia um especial muito obrigada pela disponibilidade e partilha!!


Em 2016 frequentaram estas sessões 95 participantes. E você, de que está à espera? Venha assistir!!





2017-04-11 17:13:00

IV edição - Jornadas Experimentais do Voluntariado

Data: 11 de abril de 2017 (período da tarde)
Local: Centro de Artes e Cultura
Atividade: Limpeza e arrumação de livros

Eis algumas fotos da atividade de voluntariado! Muito obrigada a todos os utentes e voluntários!

Se não teve oportunidade de participar,fique atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias!




2017-04-11 12:14:00

IV edição - Jornadas Experimentais do Voluntariado

Data: 11 de abril de 2017 (período da manhã)
Local: Zona Ribeirinha
Atividade: Jogos intergeracionais com alguns utentes do CRIPS e do Centro Convívio de Reformados e Pensionistas

Eis algumas fotos da atividade de voluntariado! Muito obrigada a todos os utentes e voluntários! Um especial obrigada à Ana Paula que dinamizou connosco a atividade!

Se não teve oportunidade de participar,fique atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias!



2017-04-11 11:59:00

IV edição - Jornadas Experimentais do Voluntariado


Data: 10 de abril de 2017 (período da tarde)
Local: Centro Comunitário de Vale do Arco

Atividade: Gincana de jogos


Eis algumas fotos da atividade de voluntariado! Muito obrigada a todos os utentes e voluntários!

Se não teve oportunidade de participar,fique atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias!



Voluntariado


  • 833 horas de voluntariado contabilizadas em 2024
  • 74 voluntários/as ativos/as em 2024
  • 116.735 horas de voluntariado contabilizadas no Banco desde 2014
  • 651 pessoas inscritas na Bs3

dados atualizados a 28/02/24

(com base nos mapas até janeiro de 2024)