Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços

Notícias


2015-11-26 15:49:00

FORMAÇÃO_Bs3_novembro 2015


Realizou-se no dia 23 de novembro na Caminhar mais uma sessão de formação dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.

O tema "Inteligência Emocional e o Voluntariado" foi dinamizado pela Dra. Patrícia Souza e contou com a presença de 23 participantes. A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Patrícia um especial muito obrigada pela sua disponibilidade e partilha!

Esta foi a nossa última formação do ano de 2015 relativamente ao voluntariado! De fevereiro a novembro passaram por esta ação mais de 70 participantes!!! Em 2016 retomaremos estas formações. Fique atento às nossas páginas de divulgação!!!




2015-11-22 21:23:00

A NÃO PERDER!!!!

Reserve já na sua agenda e faça aqui a sua inscrição online:

https://docs.google.com/a/caminhar.org/forms/d/1vAnT9kVyM8_vwMjGmwX_MdMh1UEb6Cw6Si9vhsNOLpA/viewform?c=0&w=1

Vamos todos celebrar este dia!




2015-11-09 21:53:00

FORMAÇÃO: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O VOLUNTARIADO

Faça já a sua inscrição aqui:
https://docs.google.com/…/1Gi7brj_mjDX_yX5ed4xKcG…/viewform…

Aberto a toda a comunidade!




2015-11-01 18:30:00

FORMAÇÃO_Bs3_outubro 2015


Realizou-se no dia 26 de outubro na Caminhar mais uma sessão de formação dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.

O tema "Gestão Emocional e o Voluntariado" foi dinamizado pela Dra. Patrícia Souza e contou com a presença de 18 participantes. A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Patrícia um especial muito obrigada pela sua disponibilidade e partilha!

A próxima formação, no dia 23 de novembro, terá como tema "Inteligência Emocional e o Voluntariado". Brevemente colocaremos aqui o cartaz e link de inscrições online.
Reserve já na sua agenda!




2015-11-01 17:52:00

BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE PONTE DE SOR


Respondendo ao desafio lançado pela Associação Coração Delta, através do projeto Tempo para Dar, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou no fim-de-semana de 24 e 25 de outubro na campanha solidária realizada no Intermarché de Ponte de Sor. Contámos com a colaboração de 10 voluntárias no total e uma delas bem novinha! Porque para ser voluntário não há limite de idade, o que importa é querer ajudar e fazer a diferença na vida de outros!
Obrigada a todas pela vossa disponilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 18 entidades parceiras do concelho. Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada 






2015-10-12 19:54:00

FORMAÇÃO_OUTUBRO 2015

Tema: GESTÃO EMOCIONAL E O VOLUNTARIADO

Faça já a sua inscrição aqui:
https://docs.google.com/…/18yLz3Mzi38XaU53uWTLuDRW…/viewform

Data: 26 de OUTUBRO de 2015
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B2

No âmbito na Plataforma do Voluntariado - BS3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar organiza mensalmente, durante o ano de 2015, uma ação de formação dirigida a todos os voluntários e técnicos envolvidos nas diferentes instituições parceiras da plataforma. Esta formação também está aberta ao público em geral, voluntários ou não, que queiram aprender um pouco mais sobre o tema e quem sabe passar a vir a integrar esta rede de voluntariado!?
Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje!




2015-09-22 18:18:00

FORMAÇÃO_Bs3_setembro 2015


Ontem, pelas 18 horas, realizou-se no Edifício B da Caminhar mais uma sessão de formação dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.


O tema "Comunicação Positiva e Escuta Ativa" foi dinamizado pela Dra. Ana Milheiras e contou com a presença de 22 participantes. A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Ana um especial muito obrigada pela sua disponibilidade e partilha!

Estas formações decorrem mensalmente, sendo que em cada mês é abordado um tema diferente. A próxima formação será no dia 26 de outubro. Reserve já na sua agenda!





2015-09-10 10:41:00

FORMAÇÃO_SETEMBRO 2015


Tema: COMUNICAÇÃO POSITIVA E ESCUTA ATIVA


Link inscrição ONLINE: https://docs.google.com/…/1hJTaXAZ28JrBPD69HtjrBZe…/viewform

Data: 21 de SETEMBRO de 2015
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B2

Após uma pausa nos meses de julho e agosto, retomamos as nossas formações abertas ao público em geral. Se não sabe do que estamos a falar, venha conhecer smile emoticon

No âmbito na Plataforma do Voluntariado - BS3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar organiza mensalmente, durante o ano de 2015, uma ação de formação dirigida a todos os voluntários e técnicos envolvidos nas diferentes instituições parceiras da plataforma. Esta formação também está aberta ao público em geral, voluntários ou não, que queiram aprender um pouco mais sobre o tema e quem sabe passar a vir a integrar esta rede de voluntariado!?
Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje!




2015-09-02 09:55:00

VERÃO 2015: Solidão Acompanhada em Ação!


Durante o mês de agosto alguns voluntários do Projeto Solidão Acompanhada visitaram várias instituições, realizando jogos e outras atividades com os utentes.


No total estiveram envolvidos 17 voluntários e foram 8 as instituições visitadas: Centro Comunitário de Ervideira, Casa dos Avós, Centro de Convívio de Reformados e Pensionistas, Centro Comunitário de Longomel, Centro Comunitário de Tramaga, Lar Residencial do CRIPS, Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor e Centro Comunitário Valdoarquense.


Muito obrigada a todas os utentes e colaboradores das instituições que sempre nos receberam com um sorriso no rosto e boa disposição! Muito obrigada a todos os voluntários que disponibilizaram algumas horas do seu tempo de férias para ajudar nesta missão!!!! Um bem-haja a todos!





2015-08-04 16:24:00

FESTAS DA CIDADE_2015


De 8 a 12 de julho a Caminhar esteve mais uma vez presente nas Festas da Cidade com o seu habitual quiosque junto à Zona Ribeirinha! Além das bifanas, cachorros e baguettes, tivemos também vários salgados, gelados, doces e bolos, e claro, não puderam faltar, os nossos cocktails sem álcool!

Tudo isto não teria sido possível sem o trabalho de todos os que nos ajudaram: os que cozinharam diariamente, os que nos ofereceram recursos materiais e financeiros, os que contribuiram com bolos e salgados, os que tiveram que fazer a montagem e desmontagem do quiosque e todos aqueles que deram a cara diariamente no quiosque, oferecendo sempre um sorriso! Na escala destes 5 dias conseguimos envolver 33 voluntários! Muito obrigado a todos pelos vossos contributos e muito obrigado também a todos os que nos visitaram!!!

As fotos que se seguem retratam um pouco de todo o trabalho destes dias, desde a reunião de preparação até à dinamização do próprio quiosque! Este ano até a nossa indumentária foi combinada: 1.º dia > branco; 2.º dia > azul; 3.º dia > branco; 4.º dia > vermelho e 5.º dia > branco.

Mais uma vez muito OBRIGADO ao grupo de voluntários! Esperamos contar convosco no próximo ano também.



smile emoticon


2015-07-01 16:52:00

No passado dia 22 de junho, pelas 18 horas, realizou-se no Edifício B da Caminhar mais uma sessão de formação dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar. O tema dinamizado foi "Benefícios do Voluntariado Intergeracional" e contou com a presença de 21 participantes. Fazendo jus ao tema a participação foi mesmo intergeracional, registando-se participantes de todas as idades, desde os 9 aos 88 anos!!! smile emoticon

A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! Estas formações decorrem mensalmente, sendo que em cada mês é abordado um tema diferente. A próxima formação será no dia 21 de setembro. Reserve já na sua agenda!




2015-06-19 15:29:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 19 (5.º dia_manhã)

Hoje de manhã o grupo de voluntários das jornadas foi cumprir a sua última missão: pintar o muro do Centro Comunitário de Longomel!!!
E com as altas temperaturas que já se faziam sentir de manhã foi um alívio quando terminámos a nossa missão!
No final fomos brindados com um belo lanche!
Muito obrigado a todos!


 


2015-06-18 19:31:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 18 (4.º dia_tarde)

Hoje à tarde o grupo de voluntários das jornadas visitou o Centro Comunitário do Vale do Arco e desta vez a nossa missão foi muito diferente: proporcionar uma sessão de embelezamento às utentes!
Ainda houve tempo para o jogo do tabuleiro e no final de um lanche-convívio!
Obrigado a todos !




2015-06-18 18:59:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 18 (4.º dia_manhã)


Ainda de manhã tivemos outro grupo de voluntários a participar nas jornadas, nomeadamente um grupo de alunos do Férias Ativas do TEIP do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.

A sua missão foi tratar da jardinagem na Caminhar e ainda houve tempo para assistir a uma aula da Universidade Sénior!

Muito obrigado a todos os voluntários! 



2015-06-18 12:28:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 18 (4.º dia_manhã)

Hoje de manhã o grupo de voluntários das jornadas visitou o Centro Comunitário da Ervideira.
Desta vez a nossa missão foi pintar um dos muros da instituição!

Deixámos aqui as fotos da missão cumprida, apesar do muito calor que já se fazia sentir! Muito obrigado a todos os voluntários!!! 




2015-06-17 18:40:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 17 (3.º dia_tarde)

Hoje à tarde o grupo de voluntários das jornadas visitou o Centro de Convívio de Reformados e Pensionistas. Jogou-se o jogo do Bingo que se revelou um sucesso entre os participantes.
No final fomos agraciados com um belo lanche e convívio.

Muito obrigado a todos!




2015-06-17 12:22:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 17 (3.º dia_manhã)

Hoje de manhã o grupo de voluntários das jornadas visitou a Casa dos Avós.
Na área da jardinagem estivemos a regar as plantas. Mais tarde realizámos vários jogos com os utentes: bowling, arcos e bola no saco.
Obrigado a todos os participantes e voluntários! 




2015-06-16 19:29:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 16 (2.º dia_tarde)

Hoje à tarde o grupo de voluntários destas jornadas visitou o Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor.
Realizaram-se vários jogos em simultâneo: bowling, encontra os pares, pirâmide e ovo na colher. Depois todos jogaram ao bola na caixa e ainda houve tempo para um momento musical proporcionado por uma das voluntárias do grupo. No final fomos agraciados com um belo lanche que a instituição nos ofereceu!

Obrigado a todos os que participaram, desde voluntários, utentes e funcionários da instituição, que com a sua boa disposição animaram esta tarde! Um obrigado especial à Rita Pascoal por toda a colaboração no planeamento e organização desta atividade!




2015-06-16 12:20:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 16 (2.º dia_manhã)

Hoje de manhã visitámos a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, nomeadamente o Lar Nossa Senhora do Amparo e o Lar Residencial da Ponte.

À semelhança do dia anterior contámos com a colaboração dum grupo de alunos do Férias Ativas do TEIP do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.

Foram vários os jogos: bingo, bowling e malha! Logo à tarde estaremos no Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor com outro grupo de voluntários! 



smile emoticon


2015-06-15 18:01:00

II JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_dia 15 (1.º dia)

Hoje iniciou-se a 2.ª edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado que decorrem de 15 a 18 de junho. Excecionalmente vão estender-se até dia 19 pois hoje de manhã não nos foi possível ir pintar o muro ao Centro Comunitário de Longomel.

À tarde visitámos o Centro Comunitário da Tramaga e com a colaboração dum grupo de alunos do Férias Ativas do TEIP do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor jogámos ao Bingo com os utentes!!!

Aqui ficam as fotos! smile emoticon

Amanhã estaremos na Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor e no Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor! Até amanhã!!! 



smile emoticon

Voluntariado


  • 833 horas de voluntariado contabilizadas em 2024
  • 74 voluntários/as ativos/as em 2024
  • 116.735 horas de voluntariado contabilizadas no Banco desde 2014
  • 651 pessoas inscritas na Bs3

dados atualizados a 28/02/24

(com base nos mapas até janeiro de 2024)