Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços

Notícias


2022-04-19 12:09:00

Jornadas Experimentais do Voluntariado em Ponte de Sor - VIII edição


A Rede de Parceiros do Banco Local de Voluntariado Bs3 dinamizou de 11 a 14 de abril a VIII edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado em Ponte de Sor. Este Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, cuja entidade promotora é a Caminhar, conta já com 22 entidades parceiras. Esta atividade integra o plano de ação do CLDS – Construir Pontes 4G. Este ano, as Jornadas Experimentais do Voluntariado associaram-se ao Dia das Boas Ações - Good Deeds Day, um movimento que pretende unir pessoas de todo o mundo (e são já mais de 100 países) que realizam boas ações em benefício da comunidade!

Ao longo destes quatro dias foram várias as atividades realizadas, contabilizando-se 73 horas de voluntariado e 27 voluntários/as envolvidos/as dos 9 aos 88 anos, pois as nossas Jornadas são também momentos de VOLUNTARIADO INTERGERACIONAL! Foi uma semana muito enriquecedora! O nosso muito obrigado a todos/as os/as voluntários/as, técnicos/as e instituições que sempre tão bem nos recebem! Obrigado por ajudarem a tornar esta semana tão especial!

O nosso muito OBRIGADO aos/às voluntários/as: Afonso Menaia, Aldeir Lopes, Ana Luísa Albino, Ana Raquel Mestre, Ana Teresa Santos, Andreia Pita, Bárbara Rodriguez, Beatriz Fernandes, Filipe Nunes, Inês Marta, Joaquina Ferreira, José Lopes, Júlia Rosa, Lara Sousa, Maria Isabel Leote, Maria Pelica, Maria Margarida Lopes, Maria Marta Tavares, Mariana Varela, Miguel Duarte, Niceia Santos, Nithaelle Souza, Raquel Cardoso, Rian Costa, Rita Engrácio, Santiago Cerico e Tomás Niza.

Se não teve oportunidade de participar, fique atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias! Se quer saber mais inscreva-se em www.bs3.pt. Nós contactamo-lo(a)!


Aqui ficam alguns testemunhos dos/das voluntários/as:

“Foi diferente, ainda melhor do que aquilo que estava à espera. Acho que o facto de ser a primeira vez também tornou este momento ainda mais especial. Experiências onde saímos da nossa zona de conforto são sempre mais enriquecedoras, por isso voluntariem-se! Estou ansiosa por fazer mais e melhor, tenho a certeza que foi das melhores decisões que fiz este ano.” – 17 anos

“Emocionante! Foi lindo, o meu coração sai cheio de alegria por ter mantido contacto com outras pessoas e experiências.” – 30 anos

“Adorei muito. Sim. Porque fizemos artes manuais e ajudámos os avós e com trabalho de equipa.” – 9 anos

“Gostei de participar, porque convivi com os idosos e diverti-me.” – 13 anos

“Gostei imenso de participar e dar alegria a todos os que participaram.” – 88 anos

“Adorei a experiência. Revivemos os nossos tempos passados e gostei de conhecer as outras histórias. Aconselho a todos a participar.” – 68 anos

“Eu gostei muito, é sempre bom, gosto muito de estar com os mais novos e eles ensinam-nos sempre também.” – 77 anos

“Foi uma experiência bastante positiva pois permitiu ajudar uma associação que eu respeito muito e foi algo diferente, pois não é todos os dias que se faz postais assim.” – 22 anos

“Jogamos ao Bingo da Primavera com adultos!!!” – 9 anos

“Gostei imenso da experiência, pois aprendemos coisas novas e fazemos os idosos sorrir e isso é muito bom.” – 16 anos

“Gostei imenso de ter participado, foi um tempo muito bem passado e foi muito gratificante ver a felicidade dos idosos com a nossa presença.” – 16 anos

“Muito boa, gostei muito de participar, foi muito fixe. Gostei de participar, porque andei ao ar livre e fiz novos amigos. Foi bom participar. Foi incrivelmente incrível!” – 9 anos

“Foi uma ótima experiência, adorei e quero participar mais vezes pois sempre nos mostra novas formas de ajudar as pessoas e de passar o tempo.” – 13 anos

“Adorei as atividades em que participei. Quanto a lares e centros de dia fiquei mesmo radiante e sempre que houver oportunidade tenho muito gosto em participar! Mais uma vez obrigada por me darem a oportunidade de participar em todas estas experiências incríveis.” – 20 anos

 



2022-03-17 15:48:00

Jornadas Experimentais do Voluntariado (8.ª edição) – inscrição

A Plataforma do Voluntariado – Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços), promovida pela Caminhar – Associação Cristã de Apoio Social e atualmente com 22 entidades parceiras, tem como objetivo promover o VOLUNTARIADO em Ponte de Sor. Através desta plataforma pretendemos desenvolver redes de colaboração entre as entidades locais e envolver também cada cidadão/ã particular na melhoria da sua comunidade.

No âmbito desta plataforma são organizadas anualmente as Jornadas Experimentais do Voluntariado. Esta é já a 8.ª edição!!! Estas atividades integram o plano de ação do CLDS – Construir Pontes 4G (Projeto cofinanciado pelo PO ISE, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu) e estão também abertas ao público em geral.

Este ano, as Jornadas Experimentais do Voluntariado associam-se ao Dia das Boas Ações – Good Deeds Day, um movimento que pretende unir pessoas de todo o mundo (e são já mais de 100 países) que realizam boas ações em benefício da comunidade!

Se gostarias de fazer voluntariado inscreve-te!!! Esta é a oportunidade!! Podes experimentar ser voluntário/a por um dia, uma manhã ou tarde! Escolhe as causas em que queres participar e vem fazer o bem  :)
Obrigada.




2022-03-15 19:57:00

VoluntariadoBs3: Ações de Sensibilização e Capacitação_março2022


Realizou-se hoje mais uma ação de sensibilização e capacitação ONLINE no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários/as e técnicos/as das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 -Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.
A sessão "O melhor de mim - Parte 1" foi dinamizada pela Coach Mirtes Santos e contou com a presença de 30 participantes de várias cidades de Portugal e de outros países. A todos/as os/as que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Coach Mirtes Santos um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! 
Esta atividade integra o plano de ação do CLDS –Construir Pontes 4G. Estamos gratos a todas as instituições parceiras da Plataforma Bs3. Obrigado!

Não perca a próxima sessão no dia 3 de maio  :)




2022-02-21 16:00:00

Bs3: Ação de Sensibilização e Capacitação

O melhor de mim (Parte 1) – Inscrições até dia 13/03/2022

No âmbito da Plataforma do Voluntariado – Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar dinamiza Ações de Sensibilização e Capacitação dirigidas a todos/as os/as voluntários/as e técnicos/as envolvidos/as nas diferentes instituições parceiras da plataforma. Estas ações integram o plano de ação do CLDS – Construir Pontes 4G e estão também abertas ao público em geral, voluntários/as ou não, que queiram aprender um pouco mais sobre o tema e sobre si mesmo/a.

Em 2022, iremos continuar a dinamizar as sessões em formato online, em horário pós-laboral (18:30), com a Coach Mirtes Santos. As sessões são gratuitas (emissão via ZOOM) e com a possibilidade de interação com os dinamizadores. Duração prevista: 1h.

Tema | O melhor de mim – Parte 1 – Aceda aqui à inscrição
Data | 15 de março de 2022

Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje!
A REDE DE PARCEIROS Bs3




2022-02-14 15:30:00

Bs3_Ações de Sensibilização e Capacitação 2022

No âmbito da Plataforma do Voluntariado - Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar dinamiza Ações de Sensibilização e Capacitação dirigidas a todos/as os/as voluntários/as e técnicos/as envolvidos/as nas diferentes instituições parceiras da plataforma. Estas ações integram o plano de ação do CLDS – Construir Pontes 4G e estão também abertas ao público em geral, voluntários/as ou não, que queiram aprender um pouco mais sobre o tema e sobre si mesmo/a.

Em 2022, iremos continuar a dinamizar as sessões em formato online, em horário pós-laboral (18:30), com a Coach Mirtes Santos. As sessões são gratuitas (emissão via ZOOM) e com a possibilidade de interação com os dinamizadores. Duração máxima: 1h.

Datas | 15 março | 3 maio | 27 setembro | 11 outubro

Brevemente divulgação dos temas e inscrições disponíveis em:
www.facebook.com/Bs3VoluntariadoPonteSor
www.bs3.pt e www.caminhar.org
 
Marque já na sua agenda as datas. Contamos com a sua presença.
A REDE DE PARCEIROS Bs3



2021-12-09 17:05:00

Dia Internacional do Voluntário em Ponte de Sor


O Dia Internacional do Voluntário foi assinalado na 3.ª feira, dia 7 de dezembro, em Ponte de Sor com a realização da II FEIRA DO VOLUNTARIADO que serviu para dar a conhecer as oportunidades de voluntariado promovidas pelas várias instituições parceiras do Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor (Bs3).
A Bs3 é a plataforma do Voluntariado em Ponte de Sor e é gerida pela Caminhar que é a entidade promotora e conta já com mais de 20 instituições parceiras.
Estiveram connosco cerca de 200 pessoas. Queremos deixar um agradecimento a todas as instituições parceiras da Bs3 presentes e aos/às alunos/as e professores/as do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor. Um bem-haja a todos/as! Um agradecimento especial ao Município pelo apoio prestado e aos seus colaboradores Joaquim Duarte e Luís Silva.

MUITO OBRIGADO a todos/as voluntários/as que em 2021 fizeram e fazem a diferença na nossa comunidade!!!




2021-12-05 11:54:00

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO_2021

Se és ou já foste voluntário/a da Bs3, coloca hoje ou durante a semana, esta imagem na tua foto de capa ou na tua história. Vamos, juntos, mostrar a força do VOLUNTARIADO!!!
Obrigada a todos/as os/as voluntários/as que caminham connosco todos os anos. Obrigada pela vossa partilha e disponibilidade. :)

Até 3.ª feira na II Feira do Voluntariado (junto ao Estádio Municipal)!



2021-11-15 16:50:00

II FEIRA DO VOLUNTARIADO


No dia 7 de dezembro de 2021 estaremos na rua João Pedro de Andrade (junto ao Estádio Municipal de Ponte de Sor) a partir das 10:00.
Venha conhecer as oportunidades de VOLUNTARIADO na sua cidade! A sua presença muito nos honrará!

Vamos, juntos, comemorar o Dia Internacional do Voluntário!


Organização: Rede de Parceiros Bs3




2021-10-27 17:15:00

VoluntariadoBs3: Ações de Sensibilização e Capacitação_out'21


Realizou-se ontem mais uma ação de sensibilização e capacitação ONLINE no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários/as e técnicos/as das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 -Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.
A sessão "Como estou a escrever a minha história?" foi dinamizada pela Prof. Alina Carreiro e contou com a presença de 15 participantes de várias cidades de Portugal e de outros países. A todos/as os/as que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Prof. Alina Carreiro um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! 

Esta atividade integra o plano de ação do CLDS –Construir Pontes 4G. Estamos gratos a todas as instituições parceiras da Plataforma Bs3. Obrigado!



2021-10-27 16:55:00

Reunião Parceiros Bs3


Realizou-se no passado dia 21 de outubro a terceira reunião de 2021, no âmbito da Plataforma de Voluntariado de Ponte de Sor, na qual se começaram a planear as iniciativas para assinalar o Dia Internacional do Voluntário, que se comemora em dezembro, e se refletiu sobre os novos desafios que a pandemia trouxe.
Brevemente teremos mais informações. 
Estiveram connosco os/as representantes das seguintes instituições:
- Município de Ponte de Sor, 
- Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor,
- Conferência S. Francisco de Assis,
- Casa dos Avós.

A todos/as muito obrigada pela vossa presença  :)




2021-10-15 19:24:00

Bs3_Ações de Sensibilização e Capacitação


Tema | Como estou a escrever a minha história? – Aceda aqui à inscrição

Dinamizadora | Prof. Alina Carreiro
Data | 26 de outubro de 2021

Hora | 18:30




2021-09-30 09:16:00

VoluntariadoBs3: Ações de Sensibilização e Capacitação_set'21


Realizou-se no passado dia 28 mais uma ação de sensibilização e capacitação ONLINE no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários/as e técnicos/as das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 -Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.

A sessão "Como anda o seu humor?" foi dinamizada pela Coach Mirtes Santos e contou com a presença de 25 participantes de várias cidades de Portugal e de outros países. A todos/as os/as que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Coach Mirtes Santos um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! 

Esta atividade integra o plano de ação do CLDS –Construir Pontes 4G. Estamos gratos a todas as instituições parceiras da Plataforma Bs3. Obrigado!

Não perca a próxima sessão no dia 26 de outubro com a Prof. Alina Carreiro. Smile



2021-09-13 15:06:00

Jornadas Experimentais do Voluntariado em Ponte de Sor

A Rede de Parceiros do Banco Local de Voluntariado Bs3 dinamizou de 8 a 10 de setembro a VII edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado em Ponte de Sor. Este ano as Jornadas foram mais “curtinhas” pois devido à pandemia ainda não foi possível contar com a participação de todas as instituições parceiras. Esta atividade integra o plano de ação do CLDS –Construir Pontes 4G.

Ao longo destes três dias foram várias as tarefas realizadas, contabilizando-se 59 horas de voluntariado e 18 voluntários/as envolvidos/as dos 10 aos 87 anos, pois as nossas Jornadas são também momentos de VOLUNTARIADO INTERGERACIONAL!

O nosso muito obrigado a todos/as os/as voluntários/as e técnicos/as envolvidos/as! Um especial OBRIGADO a todas as instituições parceiras, lojistas, comerciantes e restantes técnicos/as que nos receberam nos seus espaços com simpatia e disponibilidade.

O nosso muito obrigado aos/às voluntários/as: Afonso Menaia, Ana Albino, Ana Santos, Carolina Santos, Gabriela Lourinho, Inês Espadinha, Inês Possante, Joana Lourinho, Júlia Rosa, Laura Vital, Leonor Santos, Ludovina Lopes, Margriet Robinson, Maria Marta Tavares, Mariana Varela, Miriam Esteves, Rute Gordo e Samuel Baldé.

Aqui ficam alguns testemunhos dos/das voluntários/as:

“A minha experiência foi boa e adorei participar, porque além de aprender coisas novas é uma maneira de fazer outras pessoas felizes e tira-nos de casa!” – 16 anos

“Foi uma experiência boa e gostei de participar, porque tive a oportunidade de ajudar outras pessoas.” – 10 anos

“Dar um pouco do nosso tempo aos outros para que melhorem as suas vidas é contribuir para o bem-estar e a paz coletiva.” – 58 anos

 “Foi muito boa. Gostei muito de participar, pois acho importante atividades que promovam o conhecimento de instituições e de atividades de importância social e considero, também, que é importante a socialização e o convívio entre gerações diferentes.” – 18 anos

“Eu gostei muito de participar nas Jornadas do Voluntariado, enriqueceu bastante o meu conhecimento e a minha forma de pensar perante os outros. Obrigada.” – 17 anos

“Gostei da experiência. Eu gosto de participar. A participação dá ânimo e boa disposição.” – 87 anos

“A minha experiência nas Jornadas do Voluntariado foi única. Nos dias que passei a fazer atividades de voluntariado senti-me útil para a sociedade e gostei de ajudar, é uma experiência que quero voltar a fazer.” – 19 anos

“Conheci novas pessoas, diverti-me e fiz algo útil para outras pessoas.” – 17 anos




2021-09-10 16:47:00

Bs3_Ações de Sensibilização e Capacitação
Tema | Como anda o seu humor?
Dinamizadora | Coach Mirtes Santos
Data | 28 de setembro de 2021
Hora | 18:30

Venha saber mais sobre os relacionamentos interpessoais e conhecer melhor a si mesmo/a e ao próximo
Sessão gratuita (emissão via ZOOM) e possibilidade de interação com os dinamizadores. Duração máxima: 1h.

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje aqui.





2021-08-26 16:50:00


2021-08-20 16:47:00

Jornadas Experimentais do Voluntariado 7.ª edição
A Plataforma do Voluntariado - Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços), promovida pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e atualmente com 22 entidades parceiras, tem como objetivo promover o VOLUNTARIADO em Ponte de Sor. Através desta plataforma pretendemos desenvolver redes de colaboração entre as entidades locais e envolver também cada cidadão/ã particular na melhoria da sua comunidade.

No âmbito desta plataforma são organizadas anualmente as Jornadas Experimentais do Voluntariado. Esta é já a 7.ª edição!!! Se gostarias de fazer voluntariado inscreve-te!!! Esta é a oportunidade!! Podes experimentar ser voluntário/a por um dia, uma manhã ou tarde! Estas atividades integram o plano de ação do CLDS – Construir Pontes 4G (Projeto cofinanciado pelo PO ISE, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu) e estão também abertas ao público em geral.

Se queres participar preenche o seguinte registo aqui.


2021-07-05 09:44:00

VoluntariadoBs3: Ações de Sensibilização e Capacitação


Realizou-se no passado dia 29 de junho mais uma ação de sensibilização e capacitação ONLINE no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários/as e técnicos/as das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 -Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.
A sessão “Gestão das emoções – Parte 2” foi dinamizada pela Coach Mirtes Santos e contou com a presença de 24 participantes de várias cidades de Portugal e de outros países.
A todos/as os/as que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Coach Mirtes Santos um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha!

Esta atividade integra o plano de ação do CLDS –Construir Pontes 4G. Estamos gratos a todas as instituições parceiras da Plataforma Bs3. Obrigado!




2021-07-01 10:23:00

VOLUNTARIADO INTERGERACIONAL #EnvelopEmAção


Vimos por este meio convidar-vos para um desafio diferente, tendo em conta ainda a pandemia em que vivemos e as regras/distanciamento social que devemos continuar a cumprir e que não nos permite as habituais visitas aos Lares e Centros de Dia.
Deste modo, a Rede de Parceiros do Banco Local de Voluntariado Bs3 vai dinamizar durante os meses de julho e agosto a atividade de Voluntariado Intergeracional #EnvelopEmAção.


O que é?
- Troca de correspondência entre os/as utentes e os/as voluntários/as que participarão na atividade.
Como funciona?
- Semanalmente (2feira e/ou 3feira) os/as voluntários/as escreverão uma carta geral para os/as utentes das instituições selecionadas nessa semana, com envelope decorado por eles/elas, desenhos e outras mensagens de ânimo.
NOTA: as atividades serão realizadas em mesas individuais como na escola.
O que precisamos de ti?
- Disponibilidade, os teus talentos de desenho e escrita, criatividade e boa disposição.


Esta atividade está aberta ao público em geral. Se gostarias de fazer voluntariado inscreve-te!!! Esta é a oportunidade!! Podes experimentar ser voluntário/a por um dia, uma manhã ou tarde!

Se queres participar no #EnvelopEmAção ou para mais informações preenche o seguinte registo aqui 


Obrigada :)




2021-06-25 12:23:00

VoluntariadoBs3: Ações de Sensibilização e Capacitação_jun'21

Realizou-se no passado dia 22 mais uma ação de sensibilização e capacitação ONLINE no âmbito do Voluntariado Bs3. Estas ações são dirigidas essencialmente a voluntários/as e técnicos/as das várias instituições parceiras da Plataforma Bs3 -Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também abertas a toda a comunidade que queira participar.

A sessão "Gestão das emoções - Parte 1" foi dinamizada pela Coach Mirtes Santos e contou com a presença de 20 participantes de várias cidades de Portugal e de outros países. A todos/as os/as que estiveram connosco nesta ação um MUITO OBRIGADO pela vossa presença! À Coach Mirtes Santos um especial muito obrigado pela disponibilidade e partilha! 

Esta atividade integra o plano de ação do CLDS –Construir Pontes 4G. Estamos gratos a todas as instituições parceiras da Plataforma Bs3. Obrigado!

Não perca a Parte 2, já no próximo dia 29 de junho :)



2021-06-24 10:40:00

Gestão das emoções (Parte 2) – Inscrições até dia 27/06/2021

No âmbito da Plataforma do Voluntariado – Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar dinamiza Ações de Sensibilização e Capacitação dirigidas a todos/as os/as voluntários/as e técnicos/as envolvidos/as nas diferentes instituições parceiras da plataforma.
Estas ações integram o plano de ação do CLDS – Construir Pontes 4G (Projeto cofinanciado pelo PO ISE, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu) e estão também abertas ao público em geral, voluntários/as ou não, que queiram aprender um pouco mais sobre o tema.
Devido ao Plano de Contingência COVID-19 atualmente em vigor na Caminhar, iremos continuar a dinamizar sessões online das Ações de Sensibilização e Capacitação.
Tema | Gestão das emoções (Parte 2) – Aceda aqui à inscrição
Dinamizadora | Coach Mirtes Santos
Data | 29 de junho de 2021
Hora | 18:30

Sessão gratuita (emissão via ZOOM) e possibilidade de interação com os dinamizadores. Duração máxima: 1h.
Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje!
RECEBERÁ O LINK DE ACESSO À SESSÃO NO SEU EMAIL NO DIA DA SESSÃO.



Voluntariado


  • 833 horas de voluntariado contabilizadas em 2024
  • 74 voluntários/as ativos/as em 2024
  • 116.735 horas de voluntariado contabilizadas no Banco desde 2014
  • 651 pessoas inscritas na Bs3

dados atualizados a 28/02/24

(com base nos mapas até janeiro de 2024)