Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços

Notícias


2016-08-19 16:46:00

SERVIÇO VOLUNTÁRIO EUROPEU


Tens entre 17 e 30? Estás interessado em ir?

Mais informações na nossa página em http://www.caminhar.org/erasmus--sve.html

Se tiveres dúvidas, contacta-nos!

Prazo de candidaturas: 15 setembro




2016-08-19 16:44:00

SERVIÇO VOLUNTÁRIO EUROPEU


Possíveis projetos SVE - Serviço Voluntário Europeu para Ti! Se quiseres, ajudamos-te a chegar lá...

Start.point - projeto de apoio a refugiados em Bruxelas


http://europa.eu/youth/volunteering/project/921_pt


2016-08-19 16:36:00

VERÃO 2016: Solidão Acompanhada em Ação_3.ª semana!


De 3 de agosto a 2 de setembro vários voluntários do Projeto Solidão Acompanhada estão a visitar várias instituições, realizando jogos e outras atividades com os utentes.
Nesta 3.ª semana, as instituições visitadas foram os Centros Comunitários de Vale do Arco, Ervideira e Longomel.

Muito obrigada a todos os participantes e instituições que sempre tão bem nos recebem com um sorriso no rosto e boa disposição! Muito obrigada a todos os voluntários que disponibilizaram algumas horas do seu tempo de férias para ajudar nesta missão!!! Os voluntários desta semana foram: Carolina Roças, Daniela Aguiar, Daniela Cruz, Isabel Barreto, Ivelina Staneva, José André, Júlia Rosa, Ludovina Lopes, Maria Possante, Mavilde Constantino e Rita Correia. Um bem-haja a todos!

Se não tiveste oportunidade de participar, fica atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias! Se queres saber mais inscreve-te emwww.bs3.pt. Nós entraremos em contacto contigo!




2016-08-12 15:28:00

VERÃO 2016: Solidão Acompanhada em Ação_2.ª semana!


De 3 de agosto a 2 de setembro vários voluntários do Projeto Solidão Acompanhada estarão a visitar várias instituições, realizando jogos e outras atividades com os utentes.

Nesta 2.ª semana, as instituições visitadas foram a Casa dos Avós e a SCMPS (Lar Nossa Senhora do Amparo, Lar Residencial da Ponte e Unidade de Cuidados Continuados).


Muito obrigada a todos os participantes e instituições que sempre tão bem nos recebem com um sorriso no rosto e boa disposição! Muito obrigada a todos os voluntários que disponibilizaram algumas horas do seu tempo de férias para ajudar nesta missão!!! Os voluntários desta semana foram: Ana Alcaravela, Bernardo Correia, Carolina Roças, Daniel Vital, Daniela Cruz, Ivelina Staneva, José André, Júlia Rosa, Mavilde Constantino, Rita Correia e Sara Vital. Um bem-haja a todos!


Se não tiveste oportunidade de participar, fica atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias! Se queres saber mais inscreve-te emwww.bs3.pt. Nós entraremos em contacto contigo!


2016-08-05 15:35:00

VERÃO 2016: SolidãoAcompanhada em Ação!

 

De 3de agosto a 2 de setembro vários voluntários do Projeto Solidão Acompanhada estarãoa visitar várias instituições, realizando jogos e outras atividades com os utentes.

 

Nesta1.ª semana, as instituições visitadas foram os Centros Comunitários de Vale doArco, Ervideira e Longomel. Alémda colaboração de todas as instituições envolvidas, esta ação teve o apoio doCLDS de Ponte de Sor - Construir Pontes.

 

Muito obrigada a todos osparticipantes e instituições que sempre tão bem nos recebem com um sorriso norosto e boa disposição! Muitoobrigada a todos os voluntários que disponibilizaram algumas horas do seu tempode férias para ajudar nesta missão!!! Os voluntários desta semana foram:Bernardo Correia, Carolina Roças, Daniela Aguiar, Daniela Cruz, IvelinaStaneva, José André, Júlia Rosa, Nathalia Luiz, Sara Vital e Tomás Correia. Umbem-haja a todos!

 

Se não tiveste oportunidade de participar, fica atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias!Se queres saber mais inscreve-te em www.bs3.pt. Nós entraremos em contacto contigo! 

 


2016-07-11 17:37:00

FESTAS DA CIDADE 2016_Obrigado VOLUNTÁRIOS

De 6 a 10 de julho a Caminhar esteve mais uma vez presente nas Festas da Cidade com o seu habitual quiosque junto à Zona Ribeirinha! Além das bifanas, cachorros e baguettes, tivemos também vários salgados, doces e bolos, e claro, não puderam faltar, os nossos cocktails sem álcool!

Tudo isto não teria sido possível sem o trabalho de todos os que nos ajudaram: os que cozinharam diariamente, os que nos ofereceram recursos materiais e financeiros, os que contribuiram com bolos e salgados, os que tiveram que fazer a montagem e desmontagem do quiosque e todos aqueles que deram a cara diariamente no quiosque, oferecendo sempre um sorriso!

Conseguimos envolver 25 voluntários! Muito obrigado a todos pelos vossos contributos e muito obrigado também a todos os que nos visitaram!!! Grupo sempre bem-disposto, aqui ficam as fotos que o demonstram !:)

Mais uma vez muito OBRIGADO aos voluntários: Ana Patrícia Pinto, André Silva, Daniel Vital, Daniela Aguiar, Gabriel Albardeiro, Hugo Frade, Ioana Suciu, Joana Lourinho, João Correia, José Silva, Laura Dias, Letícia Pereira, Liliana Tapadas, Linda Lopes, Maria Possante, Miguel Duarte, Miriam Luz, Nathalia Luiz, Rebeca Abalada, Rita Correia, Sónia Abalada, Pedro Lopes, Rui Cabral e Pedro Biscaia.

Já sabem, estão desde já todos convocados para o próximo ano também! :) :) OBRIGADOOOOOOOOOOO!!!!!!!




2016-07-05 10:29:00

FORMAÇÃO_Bs3_junho 2016


Realizou-se no dia 28 de junho na Caminhar a terceira sessão de formação de 2016. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.


O tema "A Eficácia da Comunicação no Voluntariado" foi dinamizado pela Dra. Carina Veludo e contou com a presença de 21 participantes. A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Carina um especial muito obrigada pela sua disponibilidade e partilha!


Estas ações decorrem pelo terceiro ano consecutivo. Desde 2014 já passaram por estas sessões 134 participantes! E você de que está à espera? Visite-nos!!!

A próxima ação de formação será em setembro! :)



2016-06-17 10:43:00

III edição - Jornadas Experimentais do Voluntariado

De 13 a 16 de junho de 2016 decorreu a III edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado organizada pela rede de voluntariado local - Bs3. Este Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, cuja entidade promotora é a Caminhar, conta já com 19 entidades parceiras.

Ao longo destes quatro dias foram várias as tarefas e as instituições visitadas: CRIPS, Casa dos Avós, Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, Centro Convívio dos Reformados e Pensionistas, Centro Comunitário do Vale do Arco, Centro de Artes e Cultura, Centro Comunitário da Ervideira e Centro Comunitário de Longomel. No total foram envolvidos 30 participantes, dos quais 28 voluntários e 2 técnicas da Caminhar, contabilizando-se 156h30m! Além da colaboração de todas as instituições envolvidas, esta ação teve o apoio do CLDS de Ponte de Sor - Construir Pontes.

Muito obrigada a todos os participantes e instituições que sempre tão bem nos recebem! Se não teve oportunidade de participar, fique atento! Oportunidades de voluntariado existem todos os dias! Se quer saber mais inscreva-se em www.bs3.pt. Nós contactamo-lo(a)!



2016-06-14 17:01:00

FORMAÇÃO Bs3: A Eficácia da Comunicação no Voluntariado

No âmbito da Plataforma do Voluntariado - Bs3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar continua a organizar durante o ano de 2016 ações de formação dirigidas a todos os voluntários e técnicos envolvidos nas diferentes instituições parceiras da plataforma. Estas formações também estão abertas ao público em geral, voluntários ou não, que queiram aprender um pouco mais sobre o tema e quem sabe passar a vir a integrar esta rede de voluntariado!?

Na terceira formação deste ano o tema abordado será "A Eficácia da Comunicação no Voluntariado".

Data: 28 de junho de 2016
Horário: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B2

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje!

LINK INSCRIÇÃO ONLINE: https://docs.google.com/…/1_s4a-ajDSq8nJCCDVxXtD8H…/viewform




2016-06-03 23:14:00


2016-06-03 23:13:00

JORNADAS EXPERIMENTAIS DO VOLUNTARIADO_III EDIÇÃO


A Caminhar, entidade promotora do Banco Local de Voluntariado Bs3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, organiza de 13 a 16 de junho de 2016 a 3.ª edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado.


Serão várias as instituições parceiras a visitar e diversas as tarefas a realizar. Se queres colaborar connosco nesta missão e experimentar ser voluntário por um dia (manhã ou tarde) contacta-nos. Inscrições até dia 7 de junho!

Contamos contigo!!!




2016-06-03 22:49:00

VOLUNTARIADO_ação de divulgação na Escola Secundária

Hoje durante a manhã a Caminhar esteve presente na Escola Secundária de Ponte de Sor naquele que foi o último dia de aulas para muitos dos alunos.

O objetivo da nossa presença foi divulgar o VOLUNTARIADO que se pode fazer cá, nas instituições parceiras da Plataforma Bs3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços ou no estrangeiro através do projeto ERASMUS.
Aproveitámos ainda para desafiar os jovens a serem voluntários por um dia, experimentando fazer cocktails sem álcool!
Inicialmente com alguma timidez, poderão ver pelas fotos que no final foi grande a adesão!!!

Obrigada a todos os que estiveram connosco e aos novos voluntários que aceitaram o desafio! Se não pudeste estar presente, não percas brevemente cartaz de divulgação da 3.ª edição das Jornadas Experimentais do Voluntariado!!! Ainda há vagas!!!




2016-04-25 20:33:00

BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE PONTE DE SOR

Respondendo ao desafio lançado pela Associação Coração Delta, através do projeto Tempo para Dar, o Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor participou no fim-de-semana de 16 e 17 de abril na campanha solidária realizada no Intermarché de Ponte de Sor.

Contámos com a colaboração dos voluntários Alice Marques, Amanda Xavier, Ana Alcaravela, Ana Patrícia Pinto, Carolina Roças, Gabriel Albardeiro, Isabel Ricardo Pereira, Maria Possante e Maria Roque. Obrigada a todos pela vossa disponilidade e dedicação!

O Banco Local de Voluntariado de Ponte de Sor é promovido pela Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social e conta já com 19 entidades parceiras do concelho. Se quer ser voluntário/a inscreva-se na nossa plataforma e nós entraremos em contacto consigo! Obrigada




2016-04-17 12:02:00

FORMAÇÃO_Bs3_abril 2016


Realizou-se no dia 12 de abril na Caminhar a segunda sessão de formação de 2016. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.


O tema "Primeiros Socorros" foi dinamizado pela Socorrista Carla Fernandes e contou com a presença de 37 participantes. A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Carla e ao Joca um especial muito obrigada pela vossa disponibilidade e partilha! Se não teve oportunidade de assistir, não se preocupe. Esta formação voltará a repetir-se este ano ou no próximo.


Estas ações decorrem pelo terceiro ano consecutivo. Desde 2014 já passaram por estas sessões 134 participantes! E você de que está à espera? Visite-nos!!!


A próxima formação, no dia 28 de junho, terá como tema "A eficácia da comunicação no voluntariado". Brevemente colocaremos aqui o cartaz e link de inscrições online. Reserve já na sua agenda!







2016-03-30 14:19:00

FORMAÇÃO Bs3 - Abril 2016 - "Primeiros Socorros"

 

No âmbito da Plataforma do Voluntariado - BS3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar continua a organizar durante o ano de 2016 ações de formação dirigidas a todos os voluntários e técnicos envolvidos nas diferentes instituições parceiras da plataforma. Estas formações também estão abertas ao público em geral, voluntários ou não, que queiram aprender um pouco mais sobre o tema e quem sabe passar a vir a integrar esta rede de voluntariado!?

Na próxima sessão do mês de abril o tema abordado será "Primeiros Socorros" com a Socorrista Carla Fernandes. Será feita uma breve revisão dos conteúdos abordados em 2015 (Parte I) e de seguida a aplicação prática/demonstração (Parte II). A sessão está aberta a toda a comunidade e mesmo que não tenha frequentado a sessão de 2015, poderá frequentar esta sessão. Basta apenas inscrever-se!

Data:12 de abril de 2016
Hora: 18 horas
Local: Associação Caminhar, Sala B2

Não falte! Contamos com a sua presença. Inscreva-se já hoje!

Link inscrição online: Click here




2016-02-26 20:51:00

FORMAÇÃO_Bs3_fevereiro 2016


Realizou-se no dia 23 de fevereiro na Caminhar a primeira sessão de formação de 2016. Esta formação é dirigida essencialmente a voluntários e técnicos das várias instituições parceiras da Plataforma BS3 - Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, mas também aberta a toda a comunidade que queira participar.

O tema "Motivação para o Voluntariado" foi dinamizado pela Dra. Liliana de Matos e contou com a presença de 19 participantes. A TODOS os que estiveram connosco nesta formação um MUITO OBRIGADA pela vossa presença! À Dra. Liliana um especial muito obrigada pela sua disponibilidade e partilha!

Estas ações decorrem pelo terceiro ano consecutivo. Desde 2014 já passaram por estas sessões 134 participantes! E você de que está à espera? Visite-nos!!!

A próxima formação, no dia 12 de abril, terá como tema "Primeiros Socorros". Brevemente colocaremos aqui o cartaz e link de inscrições online. Reserve já na sua agenda!



2016-02-22 20:12:00

FÓRUM "Ser a Mudança! Agir para transformar(-se)... Inscrição já disponível!


A Caminhar - ACAS, em parceria com a Rede de Parceiros do Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços (www.bs3.pt), a plataforma do voluntariado no concelho de Ponte de Sor, tem a honra de convidar a Comunidade a participar no Fórum 2016.

Assim como na Antiguidade o Fórum era a praça pública, o espaço onde todos podiam participar na discussão de assuntos públicos, pretende-se que este Fórum 2016 seja um espaço de participação e cidadania, trazendo à comunidade temas que a todos interessem e a todos digam respeito, inspirando e motivando assim para a Mudança.

Acreditamos que é sempre preciso mudar. A melhoria contínua é uma oportunidade, mas também uma necessidade e uma responsabilidade de cada um de nós, enquanto indivíduos, familiares, amigos, profissionais, líderes... E ao produzirmos Mudança, estamos a transformar-nos também em alguém melhor, mais capaz, mais esclarecido(a), mais satisfeito(a).

Alguns aspetos práticos sobre o Fórum: 
Local: Escola Secundária de Ponte de Sor (auditório e salas de aula) 
Data: 4 de março de 2016 (sexta-feira) 
Horário: 9:00 - 17:00 
Público-alvo: dirigentes, profissionais, voluntários, comunidade educativa, família, seniores, comunidade em geral 
Entrada livre (inscrição obrigatória) 
Almoço (opcional): refeitório da Escola Secundária de Ponte de Sor (€4,80)

Consulte o Programa (sujeito a pequenas alterações) emhttp://files.caminhar.org/Forum-16_Programa.pdf

Faça a sua inscrição até 2 de março através do formulário online:http://goo.gl/forms/Gq9J9FO4vx

Pode inscrever-se para o dia todo ou assistir apenas a uma ou mais sessões que sejam do seu interesse.

Desejamos servi-lo(a) da melhor forma. Contamos consigo!?

A Direção da Caminhar

Foto de Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social.


2016-02-05 17:48:00

FORMAÇÃO Bs3: "Motivação para o Voluntariado"


Faça já a sua inscrição aqui:
http://goo.gl/forms/I4r4Z6ifzv


Aberto a toda a comunidade! Entrada gratuita!




2015-12-31 17:45:00

VOLUNTARIADO - sugestões de temas para as formações de 2016


No âmbito da Plataforma do Voluntariado - BS3 (Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços) a Caminhar organizou mensalmente, durante o ano de 2015, uma ação de formação dirigida a todos os voluntários e técnicos envolvidos nas diferentes instituições parceiras da plataforma. Esta formação também esteve aberta ao público em geral.

Queremos continuar a ir ao encontro das necessidades formativas dos voluntários da nossa comunidade. Neste sentido é importante conhecer a sua opinião relativamente aos temas que gostaria de ver abordados nas próximas formações do ano de 2016 para melhorar continuamente a nossa intervenção.

De modo a preparar atempadamente todo o calendário da formação pedimos que preencham este questionário até dia 15 de janeiro de 2016. Para responder clique no seguinte link:

https://docs.google.com/…/14qApjWkZK8atXhMpyy6Zwl…/viewform…




2015-12-26 10:28:00

A rede de voluntariado local - bs3 - celebrou no dia 4 de dezembro o Dia Internacional do voluntário, no auditório da Escola Secundária de Ponte de Sor. Ao cabo de dois anos de existência do Banco de Solidariedade, Saberes e Serviços, são 18 as entidades parceiras e mais de 200 os voluntários que já aderiram a esta iniciativa. Por isso, a comunidade ponte-sorense está de Parabéns!

A festa contou com a participação do nosso já grande amigo Diogo Silva (Transformers, Projeto 80), cuja postura de vida inspiradora nos deixou mais enriquecidos. O Clube de Voluntários da Leitura do CAC brindou-nos também com um sketch teatral que fez soltar muitas gargalhadas no público e inspirou para as práticas das leitura e do voluntariado.

Se já é um destes voluntários Parabéns pela sua boa-vontade! Bem-haja!

Se ainda não se juntou a estas mais de duas centenas de benfeitores, "ganhe" 5 minutos do seu tempo e registe-se já em www.bs3.pt. Nós contactamo-lo(a)!



Voluntariado


  • 833 horas de voluntariado contabilizadas em 2024
  • 74 voluntários/as ativos/as em 2024
  • 116.735 horas de voluntariado contabilizadas no Banco desde 2014
  • 651 pessoas inscritas na Bs3

dados atualizados a 28/02/24

(com base nos mapas até janeiro de 2024)